Guia de Configuração do Microsoft Authenticator (Conta Profissional)

 1. No Telemóvel (preferencialmente o da empresa)

    a. Descarregar a aplicação

  • Android: Aceder à Google Play Store e procurar por Microsoft Authenticator.
  • iOS (iPhone): Aceder à App Store e procurar por Microsoft Authenticator.

!!! Verifica o fabricante: Microsoft Corporation

Ícone da aplicação: 

    b. Localizar a App no telemóvel

  • Após a instalação, abre a aplicação Microsoft Authenticator.

    c. Nota importante

  • A aplicação desbloqueia com o código de segurança do telemóvel (PIN, impressão digital ou reconhecimento facial).


2. No Computador (PC ou Mac) 

    a. Aceder ao site da Microsoft

    b. Avançar com a configuração

  • Após o login, se for a primeira vez, será solicitado que configures a verificação em dois passos.
  • Seleciona “Seguinte” 
  • Avança durante as janelas do tutorial apresentadas.

    c. Vincular com Código QR

  • No ecrã do PC, será apresentado um código QR.
  • Mantém esta janela aberta.


3. No Telemóvel (continuação)

    a. Adicionar conta na App

  1. Abre a aplicação Microsoft Authenticator.
  2. Aprove os permissos solicitados.
  3. Toca no símbolo "+" no canto superior direito.
  4. Seleciona “Conta profissional ou escolar”.
  5. Escolhe a opção “Ler código QR”.
  6. Aponta a câmara para o código QR que está no ecrã do PC.

Exemplo de leitura do QR: 

    b. Confirmar número

  • Após ler o QR, o PC poderá mostrar um número de verificação.
  • No telemóvel, confirma se o número apresentado corresponde ao do ecrã e toca em “Aprovar/Sim”.

Exemplo de verificação: 

Uma imagem com texto, captura de ecrã, software, número

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Configuração Concluída!

A partir de agora, sempre que fizeres login, receberás uma notificação no telemóvel para aprovar o acesso.


Atenção. Se se troca o telemovel, é necessário importar a conta. Se perdem os acessos, será necessário abrir ticket para reiniciar o processo.

Se precisar de apoio, será necessário abrir ticket no site https://suporte.enolagest.pt/